data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Bruna Teixeira é estudante de Ciências Econômicas na UFSM e entrará na pista na prova dos 3000 metros com obstáculos
Sete atletas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participam, de quinta-feira até domingo, do Troféu Brasil de Atletismo, que será realizado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo capital. A classificação para a 39ª edição da competição nacional é considerada histórica porque a última presença de competidores representando uma entidade de Santa Maria no evento foi em 1985. O torneio reúne os maiores nomes do atletismo brasileiro.
- Mais uma vez mostra que o trabalho bem feito traz resultados. Estamos indo para desempenhar o melhor que a gente pode oferecer. Sem dúvidas, mostra para Santa Maria e para a Universidade a importância de oportunizar a prática esportiva para os alunos - afirma Luiz Fernando Cuozzo Lemos, técnico da equipe e coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS).
Lemos ainda destaca que só o fato de obter índice para a competição é um marco.
- O Troféu Brasil é a maior competição de clubes da América Latina na modalidade. O nível é extremamente alto. Se pensarmos em condição de medalha, eu diria que é quase impossível, mas vai servir como aprendizado. O fato de estar lá é que nem ir para uma olimpíada, levando em conta que integramos uma instituição pública, um projeto público, onde cada atleta paga as passagens do próprio bolso - completa Lemos.
Adriano Velozo, Edenilson Saldanha, Kairam Rios, Rodrigo Constantino, Heitor Soares Maia, Bruna Teixeira e Daniel Ortiz são os atletas que levarão o nome da UFSM na competição nacional. Confira, no quadro ao lado, em quais provas os atletas irão competir.
NIEEMS
O Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS) desenvolve diversas atividades de incentivo ao esporte na região de Santa Maria e cidades ao redor. No ano passado, uma das conquistas do núcleo foi a liberação de R$ 7,9 milhões pelo Ministério do Esporte para a construção de uma nova pista de atletismo na UFSM, de acordo com os padrões oficiais da Federação Internacional da modalidade.