Atletismo

Atletas da UFSM participam do Troféu Brasil em São Paulo

18.388

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Bruna Teixeira é estudante de Ciências Econômicas na UFSM e entrará na pista na prova dos 3000 metros com obstáculos

Sete atletas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participam, de quinta-feira até domingo, do Troféu Brasil de Atletismo, que será realizado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo capital. A classificação para a 39ª edição da competição nacional é considerada histórica porque a última presença de competidores representando uma entidade de Santa Maria no evento foi em 1985. O torneio reúne os maiores nomes do atletismo brasileiro.

As 'viúvas' de Eduardo Coudet

- Mais uma vez mostra que o trabalho bem feito traz resultados. Estamos indo para desempenhar o melhor que a gente pode oferecer. Sem dúvidas, mostra para Santa Maria e para a Universidade a importância de oportunizar a prática esportiva para os alunos - afirma Luiz Fernando Cuozzo Lemos, técnico da equipe e coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS).

Lemos ainda destaca que só o fato de obter índice para a competição é um marco.

- O Troféu Brasil é a maior competição de clubes da América Latina na modalidade. O nível é extremamente alto. Se pensarmos em condição de medalha, eu diria que é quase impossível, mas vai servir como aprendizado. O fato de estar lá é que nem ir para uma olimpíada, levando em conta que integramos uma instituição pública, um projeto público, onde cada atleta paga as passagens do próprio bolso - completa Lemos.

Adriano Velozo, Edenilson Saldanha, Kairam Rios, Rodrigo Constantino, Heitor Soares Maia, Bruna Teixeira e Daniel Ortiz são os atletas que levarão o nome da UFSM na competição nacional. Confira, no quadro ao lado, em quais provas os atletas irão competir.

Leia mais sobre Esportes

NIEEMS 

O Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS) desenvolve diversas atividades de incentivo ao esporte na região de Santa Maria e cidades ao redor. No ano passado, uma das conquistas do núcleo foi a liberação de R$ 7,9 milhões pelo Ministério do Esporte para a construção de uma nova pista de atletismo na UFSM, de acordo com os padrões oficiais da Federação Internacional da modalidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Já classificado, Inter-SM encara Nova Prata para manter liderança na Copinha

Próximo

Com gol contra de Musto, Inter empata em 2 a 2 com o Atlético-MG

Esportes